quinta-feira, 14 de junho de 2007

O bailarico

Como escrevi no meu ultimo post, o Gui anda a ir para a praia quatro vezes por semana, logo anda estoirado, nada que o impeça de fazer outra das suas actividades preferidas - ir aos bailaricos dos santos populares.

Existe um local (chamado tabacos, o nome poderá sugerir algo a haver com nicotina mas não é assim, é um espaço grande ao ar livre pertencente a uma colectividade) no bairro onde eu nasci e cresci, que organiza bailaricos de santos populares desde que eu me lembro de existir. É a esse local que eu costumo ir festejar o santo António sempre que estou em Lisboa, e como as tradições devem passar de geração em geração e o meu filho desde que nasceu que também o faz. Ele adora aquilo (o facto de ter sempre lá amiguinhos da escola (Beatriz, André, Pedro, João, etc) também ajuda), mas este santo António (noite de 12 para 13 de Junho) depois de ele ter ido ás 8 da manhã para a praia, ter andado de tarde a brincar, ainda conseguiu ter forças para ir ao baile e andar a noite toda a correr (neste dia a amiguinha (Mati) dele também foi), fico impressionado com a energia dele. Por volta da meia-noite lá se acabaram as pilhas e veio para o meu (reparem que eu disse meu) colo dormir.

A Mariana é outra nem chora nem tem fome, nada, se estiver no baile (há pessoas que criticam o facto de levar crianças tão pequenas para estes eventos, eu ao contrário penso que é bom para eles, sentem outros cheiros, sons e com o Gui já o tinha feito e não me dei mal, acho que por vezes se protege demasiado os miúdos) para ela está tudo bem, consegue adormecer com o barulho do conjunto e das pessoas a falar.

Ontem tive cá em casa um jantar, comemorava o regresso de um grande amigo meu (o Richard), veio o Becas, logo para o Gui foi um desassossego, mas anda tão cansado que ás 21 horas foi dormir.